Silvio Giusti, Consultor em cooperativismo

Silvio Giusti, Consultor em Cooperativismo e palestrante

Profissional com mais de 30 anos de experiência no cooperativismo, com ênfase no cooperativismo de crédito, proprietário da GIACOO – Giusti Assessoria & Consultoria Cooperativa.

EIXOS – Governança Cooperativa; Lei Complementar nº 130/09; Identidade Cooperativa; Cooperativismo de Crédito no Brasil e no Mundo; Liderança Cooperativa; Fundo Garantidor Cooperativo; Atuação do Banco Central do Brasil e as Cooperativas de Crédito; Organização Política e Sistêmica.
CONSULTORIA PARA DGRV NO BRASIL
Consultor externo para a Confederação Alemã de Cooperativas – DGRV para as ações do cooperativismo de crédito no Brasil.

COORDENAÇÃO

Coordenação e realização do Projeto OCB/DGRV, consistindo em eventos de capacitação, em parceria com o Banco Central do Brasil, para executivos, conselheiros de administração e fiscal em cooperativas de crédito. Estados que já receberam atividades do projeto: AC, AL, AM, BA, ES, MA, MG, PA, PB, PE, PR, RO, RR e TO.

PALESTRAS INTERNACIONAIS

Palestras sobre cooperativismo de crédito brasileiro em Canadá, México, Costa Rica, Colômbia, Peru, República Dominicana, El Salvador, Equador, Paraguai e Moçambique.

HISTÓRICO

No período de atuação junto a OCB envolvido diretamente nos processos de articulação e evolução legal relacionadas ao acesso das cooperativas de crédito ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop (Lei 11.524/07); da adequação dos planos de segurança para as cooperativas de crédito (Lei 11.780/08); da Lei Complementar 130/09 que dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, assim como, a Lei Complementar 161/18 (antigo PLP 100/11) que permite a captação de recursos das prefeituras municipais por parte das cooperativas de crédito.

Além das questões legais, envolvido diretamente com o Conselho Consultivo de Crédito da OCB – Ceco e as demandas junto ao Banco Central do Brasil, com a criação do programa Formacred, com a formalização de convênios (DGRV/BCB), com a criação do Fundo Garantidor de Cooperativas de Crédito.